terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Sobre a proposta do curso


"A finalidade de uma comunidade é garantir que cada um dos seus membros seja ouvido e os dons que eles trouxeram a este mundo se realizem da melhor forma. Se você não tem uma comunidade, ninguém te escuta, você não tem um lugar onde você sente: aqui eu pertenço. Isso leva muitas pessoas com dons maravilhosos, que poderiam fazer contribuições maravilhosas, se segurarem, porque não sabem onde colocá-los. E se não podemos partilhar os nossos presentes, os nossos dons, ficamos bloqueados internamente, o que nos afeta espiritualmente, mentalmente e fisicamente de muitas maneiras. Isso enfraquece a psique e torna as pessoas vulneráveis ao consumo e tudo o que isso implica."                                                                                                                                                                                                                                        Sobonfu Somé




A Busca


Hoje em dia, muitas pessoas estão procurando uma vida mais coerente com seus valores. E então, confiança e cooperação se tornam mais importantes de que a concorrência que está, muitas vezes, dominante na nossa sociedade. Para dar início à mudança da sociedade, precisamos de modelos de  vida com estas qualidades. Comunidades Intencionais e Ecovilas podem ser estes modelos. Aqui, grupos constituem outras estruturas e aprendem juntos uma postura interna de confiança e proximidade. Cada comunidade é tão única como os indivíduos que vivem nela. Mesmo assim existem experiências e passos de aprendizagem que podem ser transmitidos.

O Curso


O curso de 10 dias transmite ferramentas que são necessárias para construir comunidades de confiança. Os conhecimentos teóricos vão se alternar com experiências vivenciais, utilizando informações, o trabalho com emoções e expressões artísticas. 

Um dos métodos usados no curso será o Fórum ZEGG, uma forma ritualizada para comunicação transparente em grupos maiores.

Outros temas que serão abordados:

- Visão e Valores, 
- Liderança e Poder,
- Resolução de Conflitos

- Crianças que crescem em comunidade, 
- Amor e Parceria, 
- Espiritualidade, 
- Processos de Decisão 
- Economia Comunitária, 


Facilitadoras:




Ita Gabert, é especializada em novas técnicas sociais para comunidades e grupos com Dragon Dreaming, Fórum ZEGG, comunicação e solução de conflitos entre outras. É alemã, morou 8 anos no Brasil na fazenda Demétria e reside desde 2002  na ecovila Sieben Linden (Alemanha) de 140 habitantes (http://www.siebenlinden.de/index.php?id=1&L=2






Barbara Stützel,  pesquisa há mais de 20 anos a criatividade em grupos e facilita cursos e oficinas de vida comunitária tanto como cursos do Fórum do ZEGG e psicodrama. É alemã, Psicóloga e atriz. Vive desde 2001 na comunidade ZEGG perto de Berlim na Alemanha junto com 100 pessoas. Ela fala fluentemente espanhol e está aprendendo português (www.zegg.de/es).






                           Casa de Hóspedes do Patrimônio do Matutu, onde acontecerá o curso.
                                                  www.patrimoniodomatutu.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário