sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014



Apresentando  ZEGG

"Centro de Cultura Experimental e Design Social".






A crise económica, as alterações climáticas, os conflitos - o que podemos fazer?
Como alternativas de funcionamento parecido - alternativas que podemos confiar e que contribuem para a cura do planeta?
Todos nós vivemos em e para o planeta Terra. Devemos viver em cooperação com a natureza e com outros seres humanos. Esta não é apenas uma visão agradável futuro. Isto é uma necessidade - agora.
Não existem receitas prontas para a construção de novas formas de viver. Muito complexo são os desafios do nosso tempo. Além das mudanças necessárias no nível exterior como tecnologias sustentáveis novas circunstâncias devem ser criados para apoiar o crescimento interior. Fundamos Zegg em 1991, a fim de trazer esses dois aspectos da mudança juntos. O que é que a terra precisa? O que é que os seres humanos precisam?
Nossa comunidade é um organismo vivo, em constante mutação de acordo com as necessidades de seus membros. Nossos visitantes também são uma parte deste organismo.


A Comunidade

Zegg é uma comunidade intencional e um centro de conferências internacional desenvolvimento e implementação de modelos práticos de uma forma social e ecologicamente sustentável de viver. Ele está localizado a sudoeste de Berlim e seu nome alemão cheio traduz como o "Centro de Cultura Experimental e Design Social".
Nossas raízes remontam ao projeto "Bauhütte" fundada em 1978 por Dieter Duhm e outros. Desde o início do Zegg em 1991, tornou-se um colorido e diversificado centro cultural e bem conhecido hub de rede para as comunidades, engajados cientistas e outros pesquisadores e ativistas da paz.
Cerca de 100 adultos e crianças  vivem agora aqui. Zegg passou por muitas mudanças - desde o seu início como um grupo pioneiro relativamente homogêneo até a comunidade de hoje- entrelaçadas por uma variedade de iniciativas, grupos espiritualmente e politicamente ativos, empresas, artistas e criativos políticos pensadores. Nosso ponto em comum é a busca de novas formas de amor e sexualidade e a manifestação de cura pessoal e global.
A comunidade se reúne regularmente em uma variedade de formas: o Sunday 'Matinee' para trocar idéias em um nível mais intelectual, as reuniões para compartilhar informações, o Fórum Zegg, festivais para marcar as estações, música, arte, dança, sauna, debates filosóficos ou durante "períodos intensivos" para planejamento e preparação.

Durante o ano, há conferências regulares e festivais que oferecem a oportunidade de contato direto 
com idéias subjacentes a experiência de Zegg como uma outra maneira de viver. Nós não vemos isso como uma apresentação de respostas finalizadas, mas sim como um incentivo para manter e levantar novos desafios. O que seria a vida com a cooperação no lugar da competição e com um foco sobre as questões humanas fundamentais de contato e confiança?


A comunidade está organizada em áreas de trabalho razoavelmente independentes: a cozinha, negócios e conferências, casa das crianças, do jardim e da tripulação site. Para as decisões financeiras com um impacto mais amplo, há um círculo de gerenciamento integrado dentro de uma estrutura sociocrática. O círculo de gestão é composta por dois representantes de cada uma das áreas de trabalho que se reúnem regularmente para refletir sobre os acontecimentos e se preparar para as decisões estratégicas.
Zegg é financiado principalmente pela renda da conferência e seminário de negócios e rendas pagas por residentes e pelas empresas que se baseiam no site. Os membros da comunidade são financeiramente independentes um do outro - algumas empresas acontecem aqui, alguns são freelance e outros são empregados. Há um elemento significativo da economia compartilhada composta pelo trabalho comum realizado como membros da empresa registrada Zegg GmbH. Esta empresa limitada é o órgão responsável pela conferência e seminário empresarial e também a proprietária de todo o site.
A pesquisa ecológica tem sido um aspecto importante da Zegg desde que foi fundada em 1991. Entre outras coisas, nós tentamos dar o exemplo em tecnologia ambiental. Dentro dos primeiros anos no local, mudamos o combustível para o nosso sistema de aquecimento a partir de lenhite de lascas de madeira, construimos um grande alagado para tratamento de esgoto e plantou-se uma paisagem comestível. Agora, também temos uma planta fotovoltaica 200m ², 200m ² sistema solar térmico e três unidades de calor e energia combinados. Usamos materiais de construção sustentáveis e reciclamos tudo o que pudermos. Nosso trabalho ecológico é baseado nos princípios da permacultura: um sistema de planejamento para a vida e uso do solo sustentável.


Nossa comida é vegetariana e vegan, muitas vezes, com ingredientes quase exclusivamente orgânicos - ou do nosso próprio jardim, a região local ou fontes de comércio justo. Escolhermos comer desta forma foi uma decisão política de considerar as implicações sociais e ecológicas do modo como os nossos alimentos básicos e itens de luxo são produzidos. No longo prazo, gostaríamos de ver uma economia regional verdadeiramente sustentável se desenvolver. Estamos trabalhando em conjunto com outras pessoas e projetos na área para estabelecer ciclos de negócios e matérias-primas regionais.

Zegg é um lugar onde 30 anos de experiência social não-violenta, comunidade viva e muitas idéias ecológicas, econômicas e espirituais vêm todas juntas de uma forma prática e vital, formando agora um exemplo vivo  para muitos aspectos essenciais para a vida valer a pena no futuro.
Durante este processo, trouxemos à luz e desenvolvemos uma nova cultura de comunicação que pode ser sentida em todos os aspectos da vida e de trabalho em conjunto. 
Aprendemos a nos permitir desejar e amar juntos, bem como para enfrentar e discutir uns com os outros sem perder nosso senso de humor. A maior parte do tempo.







Um comentário: